Relatório sobre o Debate Prévio

Caros Amigos,

Incumbiu-me a Comissão de Redacção de vos apresentar o relatório relativo ao pré -debate realizado.
É com muito gosto que o faço.

Antes de entrar no tema, saudamos todos os columbófilos portugueses e respectivas estruturas associativas, manifestando, desde já, o desejo de que os trabalhos que estamos a iniciar correspondam, na medida do possível, às melhores e mais positivas expectativas.

Algumas notas preambulares resultantes do debate prévio:

Os documentos em apreço chegaram aos columbófilos por duas vias: por endereçamento de um exemplar das Teses a cada um dos amadores com L.D., tendo a FPC enviado os documentos para as Associações e estas para as respectivas Colectividades de modo a que fossem entregues aos columbófilos, a que posteriormente se associou a versão das Teses via Internet.

Sabemos que nem sempre a distribuição da versão impressa das Teses foi conseguida, pelo que serão em número significativo aqueles que acabaram por não aceder ao documento base desta iniciativa. Enfim, é um claro indicador de que a estrutura, tendo uma dimensão que nos orgulha apresenta, contudo, imperfeições de funcionamento, questão que não deve todavia desvalorizar o esforço feito no sentido de que todos tivessem a possibilidade de participar.

No decorrer do debate constatamos que os columbófilos portugueses têm opinião sobre as coisas da modalidade. Acontece que, tendo a percepção do que consideram bem ou mal, não raras vezes se nota da sua parte uma grande dificuldade em elaborar propostas num qualquer sentido.

São, portanto, poucos os que têm reflexão aprofundada e sobretudo os que têm capacidade de dar expressão escrita às suas ideias e sugestões. Acontece que estes últimos sendo, como já referi, poucos, são contudo muito activos, multiplicando as suas intervenções, o que pode dar a ideia de que estão envolvidos mais amadores do que a realidade comprova.

Por exemplo, no fórum Columbofilia.Net verificaram-se 37 intervenções sobre a matéria, mas importa dizer que essas intervenções envolveram apenas 9 columbófilos. É uma tendência normal qualquer que seja o portal, o tema ou o problema…

Procurando ultrapassar esta realidade, a Comissão de Redacção tentou, desde logo, na elaboração das Teses, fazer representar, na medida do possível, sensibilidades apuradas por auscultação directa, dando deste modo um carácter mais universal ao conteúdo. O mesmo sucedeu no período do pré - debate.

É pois decorrente das múltiplas formas de envolvimento na discussão que consideramos como muito satisfatória a participação no período anterior ao dia de hoje.

A Comissão de Redacção recolheu, pelos mais diversos processos, 98 propostas e analisou 103 respostas ao Questionário colocado no site federativo.

Dos Questionários resultaram 83 contributos, 32 dos quais foram integralmente aceites e 51 constituem comentários de natureza diversa, alguns de apoio à iniciativa, outros de desagrado e queixas. Acontece que tais comentários não se enquadram no texto em análise.

Contudo, tendo em conta que alguns desses comentários contêm ideias e propostas úteis, considerou-se que se deveria aproveitá-las, avançando com uma Proposta de Recomendação para aprovação nestas Jornadas.

No processo de análise destes contributos, tudo foi feito no sentido da integração das opiniões manifestadas, mesmo que contraditórias entre si, colocando-as em alternativa.

Isso mesmo transparece no documento "Alterações, Adendas e Alternativas" que os delegados podem encontrar nas respectivas pastas.

Apenas rejeitámos, de modo decidido, uma sugestão não só para as Teses, que de resto não trata esse assunto, como para a Proposta de Recomendação. A sugestão em causa apontava no sentido de que no encestamento, as colectividades criassem condições para que o próprio columbófilo pudesse levar os respectivos pombos até ao cesto de transporte. Não duvidamos da boa fé e boa intenção do proponente, só que a experiência mostra não ser prudente ceder nesta questão.

Voltando ao documento "Alterações, Adendas e Alternativas", damos nota da sua integração nas Teses que hoje vamos discutir e votar.

A Comissão de Redacção aceitou e contemplou no documento "Alterações, Adendas e Alternativas", os contributos chegados, em parte ou no todo, com a redacção proposta ou reformulando-a, de modo a poder fundir com outras que têm sentido próximo. Divulgamos ainda alguns Indicadores, conforme documento em vossa posse, de modo a ajudar a desenvolver ou a corrigir raciocínios através de informação precisa.

Do debate prévio, resulta, conforme podem observar pela extrapolação das respostas dadas ao Questionário, que algumas vontades têm expressão tão significativa que consideramos não deverem merecer grande atenção na reunião de hoje, de modo a que seja possível utilizar o tempo disponível nos aspectos em que as diferenças de opinião são significativas e, portanto, carecerem, à partida, de maior debate e clarificação.

Das 30 questões colocadas no Questionário, 19 alcançaram opções acima dos 70%. Estão, entre os temas de enorme consenso, os seguintes (que são apresentados pela ordem de maior para menor consenso):

Para além do Sistema de Pontuação, dos Objectivos para a Recuperação de Efectivos e mesmo das Condições para a Homologação dos Aparelhos Electrónicos, temas já acima referidos, cujas preferências se dividem, colocam-se ainda as seguintes questões, que merecem um debate mais aprofundado na medida em que sobre elas surgem diferenças de opinião mais acentuadas:

Caros delegados,

Apresentado o relatório agradeço a vossa atenção, fazendo votos que ele seja útil para o bom andamento dos trabalhos.

Frederico Neves
(Comissão de Redacção - FPC)