Influenza Aviar (Gripe das Aves)

Esclarecimento Adicional sobre a Influenza Aviar (Gripe das Aves) - 2005/10/24

Face a especulações surgidas na imprensa relativamente à possibilidade dos pombos serem transmissores do vírus da gripe das aves, a Direcção Geral de Veterinária e o Presidente da Ordem dos médicos veterinários, em entrevistas dadas à imprensa, vêm esclarecer que, de acordo com a informação já divulgada em comunicado pela FPC, a Gripe das Aves não se transmite nem entre os pombos nem através deles e que os pombos não são sensíveis ao vírus da gripe das aves.

Abaixo reproduzem-se textos publicados hoje, 24 de Outubro de 2005, no site da Rádio Renascença (www.rr.pt) onde constam estas noticias. Outros órgãos de comunicação fizeram também eco destas declarações.

Devemos, assim, aguardar serenamente o evoluir da situação, reforçando todas as medidas de carácter sanitário, nomeadamente as relacionadas com a vacinação e higiene dos pombais, de forma a cumprirmos escrupulosamente todas as directivas legais.

 

Gripe das Aves: Pombos não constituem ameaça

A população de pombos de Lisboa tem vindo a ser controlada desde Setembro
A população de pombos de Lisboa tem vindo a ser controlada desde Setembro
A Direcção Geral de Veterinária garante que os pombos não são sensíveis ao vírus da gripe das aves.

Segundo Luísa Costa Gomes da Direcção Geral de Veterinária, a população de pombos tem vindo a ser controlada e até ao momento "não houve qualquer amostra positiva".

Este esclarecimento vem na sequência de um pedido feito pela Câmara Municipal de Lisboa, que tem recebido muitos pedidos de explicações de habitantes da cidade preocupados com os pombos e com o facto de poderem ser os responsáveis pela entrada do vírus da gripe das aves no nosso país, hipótese avançada pelo administrador do Jardim Zoológico de Lisboa.

 

 

Gripe das Aves: Pombos não são problema

O vírus da gripe aviária não se multiplica nestes animais
O vírus da gripe aviária não se multiplica nestes animais
A Gripe das Aves não se transmite nem entre os pombos nem através deles - explica a Ordem dos Médicos Veterinários, contrariando o administrador do Jardim Zoológico de Lisboa.

Fernando Salema Garção declarou-se preocupado com a praga de pombos, que é uma realidade transversal a todo o país.

Contudo, António Carlos Menezes, da Ordem, explicou que os testes feitos com pombos mostram que o vírus da gripe aviária não se multiplica nestes animais.

Para a Ordem dos Veterinários, a prioridade de vigilância deve ser dirigida para as aves aquáticas migratórias.