Comunicado sobre a Influenza Aviar (Gripe das Aves)

Comunicado sobre a Influenza Aviar (Gripe das Aves) - 2005/10/25

Têm sido frequentemente veiculadas notícias, pelos diversos órgãos de comunicação social, nas quais todos os tipos de aves são mencionados como igualmente responsáveis pela transmissão da gripe das aves.

Todavia esta generalização não corresponde aos dados científicos presentemente disponíveis.

É inquestionável que, segundo todas as fontes científicas actuais, nacionais e internacionais, o pombo-correio possui uma imunidade contra a gripe das aves.

Neste sentido, o Presidente da Ordem dos Médicos Veterinários, Dr. António Carlos Menezes, em declarações prestadas ontem à imprensa, afirmou claramente que “… a gripe das aves não se transmite nem entre os pombos nem através deles”.

No mesmo contexto, um responsável da Direcção Geral de Veterinária, Dra. Luisa Costa Gomes, garantiu que “… os pombos não são sensíveis ao vírus da gripe das aves” e nos controlos já efectuados em pombos "não houve qualquer amostra positiva". 

Vale ainda a pena sublinhar que o pombo-correio, ao contrário do pombo da cidade, vive em condições muito particulares que o tornam uma ave absolutamente segura em termos de saúde pública. 

De facto, permanece no seu pombal separado de outras espécies avícolas. Além disso, como atleta de alta competição, é submetido a um conjunto de cuidados permanentes, tais como uma alimentação adequada, um acompanhamento médico-sanitário regular, um plano de vacinação obrigatória e medidas de higiene e salubridade irrepreensíveis.

É neste âmbito de grande auto-disciplina e rigor higio-sanitário que, no plano desportivo, Portugal tem conquistado inúmeros títulos a nível internacional, nomeadamente, sagrando-se campeão olímpico por diversas vezes.

Pelos seus diversos contributos para a humanidade foi conferido pelo Estado português, ao pombo - correio, o estatuto de Utilidade Pública.

Cientes da importância da comunicação social para a informação e esclarecimento da população, solicitamos a divulgação deste comunicado e simultaneamente apelamos à máxima objectividade relativa ao papel do pombo-correio nesta problemática. 

A Direcção da Federação Portuguesa de Columbofilia