Comunicado sobre a Realização de Soltas

Comunicado sobre a Realização de Soltas - 2006/01/06

Como é do conhecimento de todas as Associações ao fim de longas negociações que culminaram na reunião realizada dia 28 de Dezembro, a Direcção Geral de Veterinária, autorizou a realização de soltas em território português.

Contudo a realização das soltas está sujeita a um conjunto de condicionalismos, nomeadamente, no que se refere à necessidade de previamente ser remetido para a DGV os calendários de treinos e provas, bem como, quanto à impossibilidade de soltar em zonas consideradas de risco.

A Federação aguarda a todo o momento a chegada do documento final que regulará a actividade columbófila na presente época desportiva.

Neste contexto, não é permitida a realização de qualquer solta até que a Federação divulgue junto das suas associadas os exactos termos em que as mesmas se poderão efectuar.

Recordamos a necessidade de todas as colectividades sujeitarem, nos termos do regulamento desportivo, a aprovação prévia dos seus calendários de solta às respectivas Associações e Federação. 

Estamos certos que toda a estrutura columbófila, Associações, clubes e columbófilos saberão agir com a máxima responsabilidade e serenidade, cumprindo com rigor as indicações que superiormente forem emanadas.

Na actual situação, atitudes de indisciplina, aventureirismo e de menor respeito pelo cumprimento das regras colocará irremediavelmente em causa o regime de excepção que foi conseguido para a campanha desportiva 2006.

Resta-nos, assim, solicitar a todas as Associações que contactem as suas colectividades com a máxima urgência informando do teor desta comunicação. 

A Direcção