Comunicado sobre a Autorização de Soltas

Comunicado sobre a Autorização de Soltas- 2006/01/20

Soltas autorizadas oficialmente a partir de 21 de Janeiro de 2006

  1. No cumprimento do despacho 04/G de 2006.01.06 da DGV, a Federação Portuguesa de Columbofilia procedeu, hoje, dia 20 de Janeiro, à entrega na DGV e nas diversas Direcções Regionais de Agricultura, do calendário de soltas (treinos e provas), das colectividades e Associações, consolidado a nível nacional, conforme mapa anexo.
  2. É com grande satisfação e sentido do dever cumprido que anunciamos que a partir de amanhã, sábado, dia 21 de Janeiro, é permitido oficialmente iniciar a actividade columbófila, através da realização de soltas, incluindo treinos (particulares, individuais ou colectivos) e provas.
  3. Relembramos que estão interditas todas as soltas nas áreas/zonas de risco definidas pela DGV e divulgadas pela FPC através de circular às Associações e no site da Federação. 
  4. Sublinhamos a necessidade de caber a todos e cada um o especial dever de cumprir com a calendarização ora aprovada, bem como, com as restantes regras anteriormente divulgadas.
  5. A FPC, punirá exemplarmente com a imediata suspensão desportiva para a campanha 2006, todos quantos não venham a cumprir com as regras estabelecidas. Paralelamente serão accionados os respectivos processos disciplinares aos columbófilos e dirigentes que infrinjam ou permitam, por negligência ou dolo, a realização de soltas fora dos parâmetros definidos pela Direcção Geral de Veterinária e Federação Portuguesa de Columbofilia. 
  6. A possibilidade de se iniciar a campanha desportiva deve-se ao grande empenhamento das colectividades, Associações e Federação ao longo de todo este processo.
  7. Sugerimos a todos os columbófilos que, individualmente venham a realizar treinos particulares, se façam acompanhar sempre por uma listagem do recenseamento, boletim individual de vacinação, cópia da declaração de vacinação e cópia deste comunicado.
  8. Aos clubes sugerimos que, para além deste comunicado, juntem uma declaração em papel timbrado atestando que todos os pombos transportados se encontram vacinados conforme documentação arquivada na colectividade (se possível juntar cópia do mapa de vacinação geral dos sócios).
  9. Solicitar aos clubes e Associações que continuem a promover a máxima divulgação das zonas de risco (definidas pela DGV) e perímetros de segurança (definidos pela FPC), ambas interditas às soltas e demais regulamentação emanada neste âmbito.
  10. Finalmente, apelar ao civismo, disciplina e rigoroso cumprimento das instruções emanadas pela Direcção Geral de Veterinária e Federação Portuguesa de Columbofilia, única forma de manter o regime de excepção ora autorizado. 

Coimbra, 20 de Janeiro 2006
A Direcção da FPC