Comunicado - Vacinação

Comunicado - Vacinação

Assunto: VACINAÇÃO

Como é do conhecimento geral apenas estão homologadas pelas autoridades sanitárias portuguesas as seguintes vacinas:

A Direcção da Federação Portuguesa de Columbofilia tem vindo a acompanhar com preocupação a dificuldade sentida por muitos columbófilos na aquisição destas vacinas.

Neste contexto, foram mantidos contactos com as empresas responsáveis e DGV para, por um lado, apurar da verdadeira dimensão e causas do problema, e, por outro, expressar a nossa apreensão e desagrado por, em plena época de vacinação, não haver disponibilidade de vacinas no mercado para satisfazer todas as necessidades.

Os columbófilos e as instituições columbófilas (colectividades, associações distritais/regionais e federação) têm desenvolvido um enorme esforço para cumprir com todas as normas de carácter sanitário impostas pela Administração Pública não podendo ser prejudicadas na sua actividade por contingências de mercado, falta de programação das empresas ou dificuldades diversas de carácter burocrático.

Segundo nos foi transmitido as vacinas estarão a ser introduzidas no mercado pelo que todos os intervenientes garantem a sua normalização nos próximos dias.

Neste contexto, a FPC deliberou prorrogar o prazo de entrega dos impressos de controlo da vacinação até ao próximo dia 22 de Janeiro de 2007.

Solicita-se, assim, a todos os columbófilos que ainda não procederam à vacinação o façam logo que possível, fornecendo às suas colectividades os respectivos comprovativos, para que todo o processo esteja concluído até ao dia 22 de Janeiro.

Finalmente, recordamos que as colectividades deverão manter arquivadas as respectivas declarações e cópia do impresso de controlo da vacinação, salvo se a respectiva Associação Distrital o venha a requisitar.

Falsas declarações serão punidas.

Coimbra, 2007-01-04

A Direcção