Classificações Homologadas e Entregas de Prémios

COMUNICADO

A Direcção da FPC comunica que foram hoje homologadas e afixadas as classificações referentes aos seguintes campeonatos:

Agradecemos a todos os agentes desportivos da columbofilia (columbófilos, clubes e associações) que no período de reclamação nos fizeram chegar as suas observações, sugestões e reclamações. Todas mereceram a nossa melhor atenção!

Após análise efectuada pela comissão desportiva respondemos individualmente a todos quantos nos contactaram explicando e informando da justeza ou não das reclamações efectuadas.

Aproveitamos esta oportunidade para informar que no presente ano foi implementada uma nova metodologia de recolha de dados classificativos - tendo em conta que 13 das 15 Associações trabalham com o mesmo programa informático, sistema GP. Tal situação, sendo nova, exigiu da parte das Associações e da Federação uma atenção redobrada, sendo natural a existência de alguns "bugs" de funcionamento, que esperamos não voltem a acontecer.

O objectivo, à partida, é, e será sempre, atingir uma maior eficiência através da utilização de processos mais desburocratizados, mais simples e mais fiáveis.

A experiência mostrou-nos que há ainda um longo caminho a percorrer, nomeadamente no plano comunicacional - não só entre as áreas técnico-informáticas das empresas envolvidas neste processo, como entre a estrutura columbófila propriamente dita - bem como no que respeita à recolha de dados a nível associativo e à sua harmonização a nível nacional. No plano regulamentar é também nossa convicção que a Federação deverá introduzir, já para o próximo ano de 2009, algumas alterações, nomeadamente, tornando as regras mais perceptíveis e mais ajustados à realidade competitiva nacional.

Finalmente é igualmente necessário sensibilizar as Associações para uma mais alargada cooperação com a FPC, no plano do envio dos dados referentes aos vários campeonatos.

As alterações na metodologia de recolha e envio de dados trouxeram - ainda que com os problemas já focados - uma participação record nos campeonatos. Nos quadros seguintes indicam-se as participações no campeonato Maratona e nos campeonatos nacionais.

Campeonato Maratona

Provas Pombos Participantes Associações
1.ª Prova 15.921 14
2.ª Prova 10.702 14

Campeonato Nacional Columbófilo

Especialidade Participantes
Velocidade 4.738
Meio-Fundo 4.654
Fundo 2.577

Campeonato Nacional Pombo Às

Especialidade Participantes
Velocidade 3.863
Meio-Fundo 5.446
Fundo 1.433

Gostaríamos, no entanto, de clarificar duas alterações efectuadas no campeonato nacional Maratona, uma vez que deram origem a alterações de monta na classificação do Maratona individual e melhores voadores.

A primeira prende-se com o distrito de Lisboa. As classificações foram introduzidas manualmente na FPC, face ao facto da ACD Lisboa utilizar um programa de classificações diferente das restantes Associações. Lamentavelmente as classificações provisórias foram efectuadas apenas com o número de pombos correspondentes à participação da zona oeste e não à totalidade do distrito. A introdução do número de pombos correcto produziu como poderão verificar alterações na classificação com a evidente subida classificativa dos participantes de Lisboa.

A segunda refere-se ao distrito de Beja. No estabelecimento de uma classificação que envolvesse as várias zonas, o programa de recolha considerou correctamente o número de pombos mas manteve as classificações obtidas na "zona". Corrigida a situação verifica-se uma descida classificativa dos participantes de Beja.

Realizaram-se igualmente correcções pontuais de pequenos lapsos de digitação.

Finalmente resta acrescentar que a distribuição dos prémios está prevista para o dia 1 de Fevereiro, ao almoço, no Casino da Figueira da Foz.

Oportunamente serão publicados no site da Federação o programa e todas as informações pertinentes referentes à distribuição de prémios.

A Direcção