Comunicado - Alterações ao RDN

Comunicado

Como é do conhecimento geral no Congresso de 25 de Julho de 2009 o Regulamento Desportivo Nacional, nomeadamente a Secção II, Dos Campeonatos, sofreu profundas alterações.

Esta revisão regulamentar efectuou-se por proposta das Associações e foi aprovado por larga maioria no supracitado Congresso.

Nos termos do artigo 29.º alínea e) dos Estatutos Federativos o Conselho Desportivo apresentou à Direcção da F:P.C. uma proposta de alteração à Secção II, dos Campeonatos, do R.D.N. com vista a ultrapassar alguns problemas decorrentes da aplicação destas regras, tal como foram aprovadas no Congresso. Após aprovação pela Direcção, notificam-se todas as Associações e Colectividades que estas alterações entram em vigor com a presente notificação.

Neste contexto foram aprovadas alterações aos seguintes pontos do RDN, Secção II, Dos Campeonatos:

1. Incluindo os Yearlings como uma das especialidades.
 
11. Campeonato Geral
 
Introdução de uma fórmula que ultrapasse os constrangimentos relatados pela estrutura associativa no que respeita à classificação no campeonato geral:
Para se classificar no campeonato geral o concorrente terá obrigatoriamente de se classificar pelo menos num dos campeonatos das especialidades. Aos columbófilos que não classifiquem num dado campeonato de especialidade ser-lhes-á atribuída a classificação do último classificado acrescido de um lugar.

Parágrafo único: O campeonato geral é disputado com o igual número de provas de velocidade, meio-fundo e fundo, devendo ser estabelecido em regulamento complementar das Associações se o grande fundo e os Yearlings integram, ou não, o campeonato geral.

12. Estabelecimento de um critério de desempate:
  
Em caso de empate será vencedor o concorrente que obtiver maior número de primeiros lugares nas classificações dos campeonatos das especialidades, se ainda assim subsistir o empate entrarão em linha de conta o número de segundos lugares obtidos e assim sucessivamente até se encontrar o vencedor. Se ainda assim subsistirem empates é atribuído o melhor lugar ao columbófilo que melhor resultado obtiver com a soma das médias dos seus dois primeiros pombos em todas as provas.

Igualmente foram alterados os parâmetros definidos na alínea a) do artigo 4.º do RDN por uma questão de clarificação. A nova redacção passa a ser a seguinte:

a) As provas serão de velocidade, meio-fundo, fundo e grande fundo, com as seguintes distâncias:

Velocidade De 150 a 300 km
Meio Fundo + 300 a 500 km
Fundo + 500 a 800 km
Grande Fundo + 800 km

Aproveitamos a oportunidade para esclarecer algumas questões colocadas à F.P.C. relativamente ao sistema de pontuação reafirmando que a pontuação é calculada através do sistema de pontos ganhos ou pontos perdidos, tendo como base os pombos inscritos na colectividade para cada especialidade, sendo o número de pontos a atribuir ao primeiro classificado obtido pelo cálculo de 20% sobre os pombos inscritos, arredondando por excesso ou por defeito.

Finalmente, resta-nos prestar duas informações:

  1. A FPC já reuniu com a POMOR, estando a ser implementadas as alterações ao programa de classificações conforme as alterações que ora se notificam nesta circular. Estimamos que a empresa responsável pelo programa de classificações "GPC" procederá ao envio das actualizações nos próximos oito dias.
     
  2.  A FPC propõe-se, no final da campanha desportiva 2010, avaliar com a estrutura associativa a manutenção (ou não) das alterações introduzidas pelo Congresso de 25 de Julho de 2009, mormente no que respeita ao campeonato geral.

Coimbra, 2010-04-27
A Direcção

Anexos: (formato PDF)