Início   Programa   Sobre a Exposição  Mapa e Imagens  Regulamentos 

 

Mensagem do Presidente da Direcção da Associação Columbófila do Distrito de Faro

 

Volvidos exactamente quinze anos (1986-Olhão-faro), o Algarve vai ser anfitriã de mais uma exposição nacional de columbofilia. Desta vez, na cidade de Tavira, cujo concelho tem o maior número de colectividades e columbófilos do nosso distrito. Uma organização com a total colaboração da sua Câmara Municipal, exemplo a ser seguido eventualmente por outras autarquias, devido ao empenho, dedicação e apoio dado ao desporto em geral, e à columbofilia em particular.

O município regozija-se e recebe de braços abertos todos os columbófilos, seus familiares e amigos deste nosso desporto, que demandem neste período particular de festa e salutar competição, fazendo jus à reputação de terra de progresso onde é bom viver e praticar a columbofilia.

Organizar uma Exposição Nacional de Columbofilia, como se sabe, não impõe necessariamente a obrigação de vencer o que quer que seja, pois de outro modo nunca teriam sido atribuídos a distritos sem grandes tradições do Standard.

Além da vertente desportiva, através do Standard e Sport e o apuramento da selecção nacional para as Olimpíadas da África do Sul, acreditamos que existam razões fortes para nos visitarem fora da habitual época balnear. Como sabem, aproveita-se esta circunstância para rever e criar novas amizades, preparar a campanha desportiva que se avizinha, comparar a progressiva sofisticação de novos produtos e técnicas existentes no mercado, e principalmente, aproximarmo-nos cada vez mais dos países em que a columbofilia está mais desenvolvida. Isto para além do plano social, onde é cada vez mais evidente que a columbofilia é um desporto de prática e acompanhamento familiar.

O columbófilo algarvio é uma pessoa que sabe lidar com o fracasso e o sucesso, que tem atenção aos outros, sabe ouvir, tem iniciativa e é criativo para fazer face às adversidades. É também alguém que sabe dar uma dimensão a tudo o que diz, pensa e faz. No fundo, trata-se de um indivíduo que vive bem consigo próprio, transmitindo tudo isso a quem o visita.

Com ansiedade, cá vos esperamos!

O Presidente da Direcção da
Associação Columbófila do Distrito de Faro

Fernando Miguel Pontes Figueiras

 

Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Tavira

   

Todo o Algarve tem o sol e as praias que constituem o nosso encanto. Mas, Tavira tem isso e mais o peso da história e o sentimento da harmonia na sua paisagem. Só Tavira tem tantas igrejas, conventos, palácios e um rio tranquilo no meio de um cenário de telhados de quatro águas em paredes brancas com a luz límpida que satisfaz todos os sentidos.

Estar em Tavira é, por isso, um sinal de satisfação. Neste sentido, espero que venham até à nossa cidade, entre os dias 4 e 7 de Janeiro, para assistir à XXVIII Exposição Nacional, Ibérica e Pré-Olímpica de Columbofilia, e apreciem a beleza natural, cultural e patrimonial da nossa cidade, levando-a na vossa memória e coração e que em breve nos visitem novamente.

Despeço-me de Vós, num abraço fraterno, deixando votos de uma boa estadia.

Presidente da Câmara Municipal de Tavira

José Macário Correia

 

Mensagem do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Tavira

   

Tavira fica situada sob um enquadramento natural e patrimonial ímpar em toda a região Algarvia. Implantada entre Vila Real de Santo António e Faro, Tavira tornou-se num espaço de convergência de gentes e culturas, considerada por todos que a visitam como uma das cidades mais aprazíveis e encantadoras do país.

Neste sentido convido todos Vós a apreciar e visitar a nossa cidade, entre os dias 4 e 7 de Janeiro, para a XVIII Exposição Nacional, Ibérica e Pré-Olímpica de Columbofilia.

Estou certo que, novamente, Tavira, terra de gente hospitaleira, Vos acolherá com entusiasmo e simpatia contribuindo para criar uma atmosfera descontraída e favorável.

Receberemos todos com o orgulho daquilo que temos para vos oferecer, certos de que a beleza natural, cultural e desportiva deste concelho ficará em lugar de destaque na vossa memória e que, brevemente, nos visitará de novo.

Despeço-me de Vós deixando votos de uma boa estadia na nossa cidade e bons resultados desportivos.

Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Tavira

Carlos Baracho