Suplemento Columbófilo 2001/06/26

Os textos aqui reproduzidos foram publicados no Suplemento Columbófilo de 2001/06/26.

  1. 1ª Página
  2. Editorial
  3. Escola Silva Gaio criou Clube de Columbofilia
  4. Escola Infante D. Pedro (Penela) constrói pombal no próximo ano lectivo
  5. Ministro José Lello conheceu os projectos da nossa Federação
  6. Colóquio "Desporto em debate"
  7. Regulamento Campeonatos Nacionais 2001 - Campeonato do Columbófilo
  8. Regulamento Campeonatos Nacionais 2001 - Campeonato do Pombo Ás
  9. Férias Desportivas 2001
1 - 1ª Página

O dia 12 de Junho de 2001 vai ficar ligado à história da columbofilia portuguesa. A inauguração do pombal da Escola EB 2,3 Poeta Manuel da Silva Gaio e a visita à sede da Federação por parte do ministro José Lello são dois marcos importantes numa modalidade que, segundo o titular da pasta da Juventude e Desporto, precisa de "dar o salto" mediático para ter o reconhecimento geral da sociedade. Um salto que, segundo José Lello, pode ser dado em breve, pois esta Federação "bem o merece pelo trabalho que tem desenvolvido". Reportagem no ponto 5.

Voltar ao Início da Página

2 - Editorial
Editorial

Desde o último número do suplemento que a columbofilia portuguesa conseguiu mais uma vitória. A visita do Ministro do Desporto, José Lello, à sede da Federação e a inauguração do pombal da Escola EB 2,3 Poeta Manuel da Silva Gaio são dois factos indissociáveis de mais esta vitória da modalidade.

O banho de multidão jovem na escola e as palavras elogiosas do responsável governamental para o trabalho federativo devem encher de orgulho todos os praticantes da modalidade, já que também são eles os principais responsáveis por estes ventos de mudança.

E se, em Coimbra, o ministro teve oportunidade de conhecer um pouco mais da modalidade, a sua presença em Mira no próximo dia 14 de Julho irá concerteza marcar de forma positiva uma aproximação entre as duas estruturas, que num futuro próximo poderão trazer frutos para a modalidade.

Por falar em Mira, aqui fica mais uma vez o convite a todos os columbófilos para se deslocarem naquela data ao Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova. Caso aceitem o nosso convite, irão ver que não vão dar por mal empregue esse dia.


Convite de Mira - Pode fazer clique para ver uma imagem maior

Boa viagem e voltamos a ver-nos nos Campeonatos Internacionais de Mira.

Voltar ao Início da Página

3 - Escola Silva Gaio criou Clube de Columbofilia
Pombal foi inaugurado por Ministro José Lello

Escola Silva Gaio criou Clube de Columbofilia

Situada na margem esquerda do rio Mondego, a Escola C+S Silva Gaio aderiu recentemente ao projecto do Clube de Columbofilia. A ideia partiu do professor de EVT, Luís Marques, que em conjunto com os alunos e um auxiliar de acção educativa, construíram um pombal que foi inaugurado pelo ministro do Desporto e Juventude, José Lello.

A poucos metros da entrada principal da Escola C+S Silva Gaio fica situado o pombal do Clube de Columbofilia deste estabelecimento de ensino. Com sete inquilinos, a estrutura nasceu depois de uma circular da Federação Portuguesa de Columbofilia "a falar dessa possibilidade", referiu o professor Luís Marques.

Depois de um início difícil, "já que a Câmara tardava em disponibilizar os materiais para a construção", a construção do pombal pode iniciar-se no ano lectivo passado. A ajuda de um auxiliar de acção educativa foi importante para o desenvolvimento do projecto que envolveu alunos do 6.º e 7.º ano de escolaridade. "Este ano, a aposta recaiu em alunos mais pequenos e inscritos no 5.º ano de escolaridade", disse o professor de EVT.Assim que o pombal ficou pronto, a ansiedade dos mais novos cresceu, já que "estavam desejosos de ver pombos". Sete "atletas" habitam nesta casa, "mas os alunos querem mais", referiu Luís Marques.

O objectivo, segundo este docente, é que os alunos "façam a manutenção do pombal, a limpeza, alimentação e possível treino". Uma tarefa que não é fácil, pois "não há uma grande adesão ao clube, como também não há com outros clubes".
"É preciso mostrar as vantagens e o interesse em aderir. Depois das primeiras aulas, os alunos acabam por se entusiasmar e gostar", afirmou o professor responsável.

Visita de José Lello importante para a escola

Foi com alguma satisfação que os responsáveis do clube e da escola receberam a notícia da presença do ministro da Juventude e Desporto, José Lello, no estabelecimento de ensino. Uma visita "que pode dar um novo impulso ao clube", afirmou Luís Marques.

Para além destas vantagens, o professor de EVT referiu que esta viagem de José Lello foi aproveitada pela actual direcção da Escola para alertar o membro governamental da necessidade de construir um pavilhão para a prática da Educação Física. Uma obra prometida e que "não há meio de ter início", afirmou.

Quanto ao clube, o ministro José Lello tomou conhecimento dos trabalhos desenvolvidos nesta área e, porque não, "abrir as suas portas a um maior número de alunos e professores da Escola", concluiu o professor de EVT.


Luís Marques
Professor de EVT responsável pelo Clube de Columbofilia


Pombal da Escola C+S Silva Gaio
Ministro José Lello veio a Coimbra inaugurar esta estrutura

Sócios do Clube têm primeira experiência na modalidade

"Gosto de pegar neles e fazer festinhas"

Os 14 jovens, que fazem parte do Clube de Columbofilia da Escola C+S Poeta Manuel da Silva Gaio, estão a gostar da experiência. Incentivados pelo professor de EVT, Luís Marques, os sócios do Clube reúnem todas as semanas no pombal situado na porta principal da Escola.

Neste encontro, o professor e os alunos pertencentes ao 5.º e 6.º ano de escolaridade conversam sobre as actividades a empreender ao longo da semana. Uma das propostas semanais é a limpeza do pombal. A tarefa, apesar de não ser muito do agrado dos jovens, tem de ser efectuada. Vera Paiva, estudante do 5.º ano, afirmou que "eles sujam um bocadinho, mas eu ajudo sempre que posso". Com 11 anos de idade, a Vera Paiva refere que está a tomar contacto com esta modalidade pela primeira vez e que está a gostar. "Os pombos-correio são bonitos e alegres", disse esta jovem que gostaria ainda de vir a participar nas Férias Desportivas organizadas pela Federação Portuguesa de Columbofilia.
Joana Baptista, de 10 anos de idade, afirmou que o gosto pelos animais a influenciou a inscrever-se no Clube. Apesar dos pais não serem columbófilos, a Joana gostaria de ter num pombal perto de casa estes "simpáticos animais". "Gosto de pegar neles e fazer festinhas", reconheceu a estudante do 5.º ano de escolaridade.
Com 12 anos de idade e inscrito pelo primeiro ano no Clube, Wilson Anjos está a adorar a experiência. "Eu sabia que era para cuidar deles, limpar o pombal e treiná-los", afirmou o Wilson Anjos, que gostaria de ter no pombal da Escola mais pombos, "e, em casa, porque não".

João Gomes é outro dos sócios do Clube e considera que "trabalhar com pombos é bom". "Estou a gostar de tudo", concluiu este estudante com 12 anos de idade.


Sócios do Clube de Columbofilia
14 jovens convivem semanalmente com sete pombos-correio

Voltar ao Início da Página

4 - Escola Infante D. Pedro (Penela) constrói pombal no próximo ano lectivo
Escola Infante D. Pedro (Penela) constrói pombal no próximo ano lectivo

"Os alunos estão eufóricos com o projecto"

O Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, em Penela, criou o Clube de Columbofilia. Uma proposta com "luz verde" do Conselho Pedagógico e da Assembleia de Escola e que arrancará no próximo ano lectivo.

José Heleno é o principal dinamizador do projecto. No passado mês de Novembro, e "através de uma conversa informal na sala dos professores", o columbófilo deu a conhecer este tipo de projecto.

Funcionando em regime extracurricular, o Clube de Columbofilia serviria para motivar os alunos a encarar o estabelecimento de ensino "com outros olhos". A vontade dos estudantes tornou-se desde cedo bastante grande. "Desde o ano passado que, de manhã, levo alguns dos meus pombos para treino. Os miúdos, ao verificarem todos os cuidados que tenho, começaram a sentir-se motivados também", afirmou o dinamizador do projecto.

A motivação já é tão grande que, segundo José Heleno, os alunos "demonstram alguma preocupação por o tempo estar a decorrer e a obra não começar". "Os estudantes estão eufóricos com o projecto", referiu o dinamizador do projecto.

Esta obra, que irá nascer numa das zonas do Agrupamento de Escolas, será integralmente feita pelos estudantes e a supervisão dos professores dinamizadores do Clube. Uma envolvência que trouxe "bons frutos", já que em Fevereiro de 2001 o projecto tinha a aprovação do Conselho Pedagógico e o parecer favorável da Assembleia de Escola.

Todas as turmas do 4.º ano, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e Secundário irão participar no Clube de Columbofilia. Um Clube que tem como objectivo desenvolver o interesse e a protecção das aves, os conhecimentos relacionados com alimentação, higiene e saúde dos animais e promover o desenvolvimento global do aluno, o envolvimento da comunidade educativa, o sucesso escolar, aperfeiçoar as relações interpessoais e a formação do indivíduo através de contactos diferenciados dentro e fora do meio escolar.

No enquadramento do projecto, é referido que o Clube da Columbofilia "vai empenhar-se na realização dos trabalhos de vários tipos, que têm em linha de conta os interesses dos alunos". A preservação da natureza em geral e das espécies características nesta zona do país são outras das propostas que o Clube se propõe realizar.


José Heleno
Dinamizador do projecto Clube de Columbofilia no Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro

Voltar ao Início da Página

5 - Ministro José Lello conheceu os projectos da nossa Federação
Inaugurou um pombal e visitou a Federação

Ministro José Lello conheceu os projectos da nossa Federação

O ministro da Juventude e Desporto, José Lello, congratulou-se no passado dia 12 de Junho com o trabalho desenvolvido pela Federação Portuguesa de Columbofilia. Durante uma visita a Coimbra, o titular da pasta do desporto teve oportunidade de inaugurar o pombal da Escola EB 2,3 Poeta Manuel da Silva Gaio e visitar a sede da Federação, onde conheceu em pormenor a actividade federativa tendo ainda assistido a uma apresentação relativa ao projecto de informatização

Na cerimónia de inauguração do pombal, o ministro José Lello salientou a "importância do espírito pedagógico" da iniciativa, realçando "o grande trabalho efectuado pela escola" na vertente cívica e no fomento dos índices culturais, lúdicos e desportivos dos praticantes da modalidade.

O governante sublinhou ainda a importância da columbofilia na "partilha de experiências", considerando-a "muito abrangente".

Importância sublinhada pelo presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia, José Tereso, ao revelar que em Portugal cerca de 18 mil famílias são detentoras de mais de 4 milhões de pombos, os quais estão inscritos em 755 colectividades. Quanto à presença do Ministro nesta cerimónia, José Tereso considerou-a "mais uma página dourada no historial da Columbofilia".

José Lello homologou ainda o protocolo assinado entre a Federação, a Escola, a Secção Columbófila do Clube de Futebol Santa Clara, a Associação Columbófila do Distrito de Coimbra e a Câmara Municipal, o qual obriga os outorgantes a cumprirem vários requisitos estipulados no referido documento, que tem o intuito de dinamizar e desenvolver este pombal e o núcleo columbófilo.

Ministro tem autorização para utilizar o RecServer

José Lello esteve ainda na sede da Federação Portuguesa de Columbofilia para tomar maior conhecimento do trabalho desenvolvido por esta entidade desportiva e também para conhecer o desenvolvimento do projecto informático iniciado há 3 anos.

O ministro teve oportunidade de conhecer com algum detalhe como se processa a organização das soltas, os locais mais utilizados, os meios que as envolvem, o processo classificativo e o amor que os columbófilos têm com os seus atletas, permitindo-lhes vencer as dificuldades que encontram no regresso aos pombais.

Quanto ao projecto informático, José Lello mostrou-se surpreendido "pela positiva" e demonstrou, através de carta enviada para a sede da Federação, ser este de "inegável qualidade e originalidade". Uma opinião formulada após visita efectuada ao Recserver, possibilidade que lhe foi proporcionada durante a apresentação do projecto. Orlando Santos explicou as razões que terão levado ao encontro desta solução com a apresentação de todo o programa de recenseamento, inter-conexão com as associações e colectividades, a página na Internet e a novidade do servidor de dados. Uma apresentação a que também assistiram algumas individualidades da cidade e elementos da comunicação social local, regional e nacional.

A ocasião foi aproveitada ainda para apresentar os Campeonatos Internacionais de Mira, que se realizam em 14 de Julho no Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova. Para já, o balanço é positivo, pois foram batidos dois recordes, o de participantes (mais de 1.300 pombos) e de países (22). Os Campeonatos irão contar com a presença do Ministro do Desporto, José Lello.

NOTA: Gostaríamos de agradecer a colaboração prestada nesta jornada por parte da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, a Secção Columbófila do Clube de Futebol Santa Clara e o Conselho Executivo da Escola EB 2,3 Poeta Manuel da Silva Gaio.


José Lello e José Tereso
Ministro e presidente da Federação estiveram sempre acompanhados por muitos jovens


José Tereso a usar da palavra
Presidente da Federação agradeceu a presença do ministro nesta cerimónia


Ministro da Juventude e do Desporto
Alunos da Escola EB 2,3 Poeta Manuel da Silva Gaio acompanharam todos os passos de José Lello


Banho de multidão
José Lello referiu que estar a apostar na juventude é apostar no futuro do país


Descerramento da placa
Pombal da escola EB 2,3 Poeta Manuel da Silva Gaio inaugurado pelo ministro José Lello


Pombal do Clube de Columbofilia
Ministro da Juventude e presidente da Federação visitaram o espaço onde habitam diariamente alguns pombos-correio


Largada de pombos
Muita juventude assistiu pela primeira vez a este momento único da modalidade


José Tereso e José Lello
Presidente da Federação ouve atentamente o ministro do Desporto


Apresentação do projecto informático
Individualidades e comunicação social conheceram em pormenor este projecto lançado há três anos


Mira 2001
Ministro do Desporto conhece através do presidente da Federação alguns dos pormenores desta jornada mundial da columbofilia

Voltar ao Início da Página

6 - Colóquio "Desporto em debate"
Colóquio "Desporto em debate"

Federação presente no debate

Decorreu no passado dia 9 de Junho, no Fórum Lisboa, um colóquio sobre o tema "Desporto em debate – um plano de desenvolvimento desportivo para Lisboa". Organizado pela Assembleia Municipal de Lisboa, este colóquio contou com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia, José Tereso, o presidente da Associação Columbófila do Distrito de Lisboa, José Luís Quintans, e o dirigente federativo e da associação Nuno Andrade.

Na sua intervenção, o presidente da Federação falou na necessidade da columbofilia ser incluída no plano desportivo da cidade, sendo mesmo reconhecida por todas as entidades, nomeadamente o Ministério do Desporto.

José Tereso apontou mesmo algumas soluções para alguns casos de desenvolvimento de urbanismo que colidem com os interesses de alguns columbófilos, sugerindo reuniões entre a Câmara e a Associação Distrital.

A resposta foi dada pela vereadora do desporto, Rita Magrinho, a qual reconheceu essa necesidade tendo-se disponibilizado para as referidas reuniões.

De destacar ainda a intervenção do presidente do Comité Olímpico Português, Vicente de Moura, onde fez algumas referências elogiosas à Columbofilia e à sua organização.

Voltar ao Início da Página

7 - Regulamento Campeonatos Nacionais 2001 - Campeonato do Columbófilo

Regulamento Campeonatos Nacionais 2001
VELOCIDADE * MEIO FUNDO * FUNDO

CAMPEONATO DO COLUMBÓFILO

Artigo 1.º

Os Campeonatos Nacionais são organizados pela Federação Portuguesa de Columbofilia, com a colaboração das Associações Distritais e Colectividades.

Artigo 2.º

Os Campeonatos são abertos à participação de todos os Columbófilos.

Condições de participação:

VELOCIDADE E MEIO FUNDO:

a) Número mínimo de columbófilos participantes por prova – 20
b) Número mínimo de pombos participantes por prova – 250

FUNDO:

a) Número mínimo de columbófilos participantes por prova – 20
b) Número mínimo de pombos participantes por prova – 150

Modalidades:

a) Velocidade
b) Meio Fundo
c) Fundo

Artigo 3.º

As classificações são obtidas nos 20% dos pombos enviados em qualquer um dos seguintes parâmetros:

a) Na sua colectividade e Clubes de doublagem
b) No Distrito ou Região

Artigo 4.º

São 4 (quatro) as provas que fazem parte do Campeonato Nacional de cada categoria à escolha do columbófilo, desde que respeitem os parâmetros Regulamentares definidos para cada categoria.

Artigo 5.º

Em cada concurso, são apurados os dois primeiros pombos do columbófilo, a cada um dos quais se aplicará a seguinte fórmula:

Classificação x 1000
(pombos participantes no máximo 5000)

A pontuação final do columbófilo em cada categoria resultará do somatório dos 8 resultados assim obtidos.

Artigo 6.º

A Classificação final do Campeonato do Columbófilo é ordenada por ordem crescente da pontuação final.

a) São apurados os 25 primeiros a nível nacional em cada categoria.

INSCRIÇÃO

Artigo 7.º

A inscrição será efectuada em impresso próprio que será publicado no suplemento " Columbofilia ".

a) Os boletins serão enviados à FPC até 30 de Setembro de 2001.
b) Todos os boletins, depois de preenchidos pelo Columbófilo, devem ser devidamente autenticados pelas entidades a que a Classificação ou Classificações nele mencionado digam respeito.
c) Em caso de dificuldade na autenticação, esta pode ser substituída por fotocópia da classificação da prova (do clube ou distrital), devidamente autenticada.

TAXAS E PRÉMIOS

Artigo 8.º

A inscrição para qualquer um dos campeonatos é gratuita.

Artigo 9.º

Serão entregues troféus e diplomas aos primeiros 25 columbófilos de cada uma das especialidades. Aos três primeiros classificados serão também atribuídas faixas.

CASOS OMISSOS

Artigo 10.º

Serão resolvidos pela Direcção da FPC.

NOTA: A Federação Portuguesa de Columbofilia convidará os columbófilos premiados para o jantar de distribuição de prémios

Voltar ao Início da Página

8 - Regulamento Campeonatos Nacionais 2001 - Campeonato do Pombo Ás

 

Regulamento Campeonatos Nacionais 2001
VELOCIDADE * MEIO FUNDO * FUNDO

CAMPEONATO DO POMBO ÁS

Artigo 1.º

A FPC, através do suplemento "Columbofilia", fornece o impresso para participação

Artigo 2.º

As condições de participação são as mesmas indicadas na alínea a) e b) do artigo 2.º do Campeonato do Columbófilo.

Artigo 3.º

São 5 (cinco) as provas que fazem parte do apuramento para os melhores voadores do Campeonato Nacional – Pombo ÁS de cada uma das categorias de Velocidade, Meio Fundo e Fundo.
As provas são à escolha do Columbófilo devendo, obrigatoriamente, ter distâncias compreendidas nas categorias atrás indicadas nos termos do R.D.N.

Artigo 4.º

O Columbófilo pode participar com o número de pombos que entender, enviando os impressos devidamente autenticados.

Artigo 5.º

Para cálculo da pontuação é utilizada a mesma fórmula do Campeonato do Columbófilo, aplicada a cada uma das 5 provas disputadas pelos concorrentes.

Artigo 6.º

A classificação final é ordenada por ordem crescente da soma das cinco pontuações obtidas segundo o artigo anterior.

Artigo 7.º

A data limite para entrega de boletins na FPC é 30 de Setembro 2001.

Artigo 8.º

Serão entregues troféus e diplomas aos primeiros dez pombos da cada uma das especialidades.

NOTA: A Federação Portuguesa de Columbofilia convidará os columbófilos premiados para o jantar de distribuição de prémios

Voltar ao Início da Página

9 - Férias Desportivas 2001
De 16 a 21 de Julho

Férias Desportivas 2001

Terminaram na passada sexta-feira, dia 20 de Junho, as inscrições para as Férias Desportivas da Federação Portuguesa de Columbofilia. O balanço é para já positivo, pois o número de inscrições excedeu todas as expectativas. De referir que estão inscritos neste encontro nacional da juventude columbófila jovens de ambos os sexos de todo o país, columbófilos ou filhos de columbófilos, entre os 12 e os 15 anos de idade.

Quanto ao programa para estes seis dias de férias, a Federação está a envidar todos os esforços para que seja o mais abrangente possível em termos regionais, sem esquecer a forte componente formativa na área da columbofilia.

Voltar ao Início da Página