Estudo da
Temperatura e Húmidade durante o transporte de Pombos-Correio numa galera
da Associação Columbófila do distrito de Santarém
Antecedentes: O transporte de Pombos
Correio foi revolucionado na década de 70 e 80. Passados 20 a 30 anos,
continuamos com o mesmo tipo de viaturas. Muitos columbófilos reclamam
pela falta de condições do transporte. Foi elaborado um primeiro estudo em
2002.
Objectivo: Observar a Temperatura e
Húmidade nas várias posições do interior de uma Galera e compará-las com a
temperatura exterior.
Finalidade: Fornecer às
Associações a informação de
modo a minimizar quer as diferenças térmicas no interior das actuais
galeras, quer o impacto térmico nos períodos de temperatura mais elevada,
por forma a melhorar as condições de transporte dos Pombos
Correio.
Definição:
Define-se Temperatura, como a energia cinética média dos átomos e iões que
compõem a matéria.
GALERA EM
ESTUDO


Os sensores foram colocados à frente e atrás à mesma distância quer
do início quer do fim da Galera.
O sensor referenciado por
2/4_Alto estava
localizado à vertical do degrau, numa posição idêntica ao
Frente_Alto e o sensor
3/4 _Meio estava
localizado à mesma distância da traseira da galera que o
2/4_Alto estava da
dianteira, mas exactamente a meia altura.
TEMPERATURA E HUMIDADE
OBSERVADAS NAS DIFERENTES
PROVAS
VALÊNCIA 01 DE MAIO DE 2004
Pombos
enviados: 6634
Nº
caixas: 264
Espaços
vazios: não
Pombos
por caixa: + ou - 25
Temperatura
Humidade

CONCLUSÃO:
- A temperatura no
interior da galera foi sempre inferior à temperatura exterior, com o
carro em movimento;
- A
temperatura no interior da Galera foi sempre superior à temperatura
exterior com o carro parado;
- A diferença térmica entre
a base e o topo não ultrapassou 1ºC em movimento;
- Com
a Galera parada e fechada os locais mais quentes foram o “Degrau:
2/4 no topo” e
o “meio: 3/4 no centro” – Os mais
afastados das portas -, sendo cerca de 3 a 4ºC superior à
base;
- Com o carro parado a
abertura dos estores aproxima a temperatura interior da
exterior;
- A
Zona mais fria foi sempre junto aos estrado da galera;
- A temperatura exterior,
máxima foi 25,5ºC e a mínima de 10,5ºC;
- A
temperatura interior máxima foi de 23ºC e a mínima de 10,5ºC.
- A galera no regresso
passou por três zona de precipitação: a 1º entre as 09H30 e as 11H00, a
segunda, menos intensa entre as 14H45 e as 15H00 e uma terceira cerca
das 17H00
RETAMAR 23 DE MAIO DE
2004
Pombos
enviados: 7744
Nº
caixas: 264
Pombos
por caixa: + ou - 30
Temperatura
Humidade

CONCLUSÃO:
- A temperatura no interior da galera
foi, por vezes, superior à temperatura exterior, com o carro em
movimento;
- A
temperatura no interior da Galera foi sempre superior à temperatura
exterior com o carro parado;
- A
diferença térmica entre a base e o topo não ultrapassou 2ºC em
movimento;
- Com
a Galera parada e fechada os locais mais quentes foram o “Degrau:
2/4 no topo” e
o “meio: 3/4 no centro” – Os mais afastados das
portas-, sendo cerca de 4ºC superior à base;
- Com
o carro parado a abertura dos estores aproxima a temperatura interior da
exterior;
- A
Zona mais fria foi junto aos estrado
Pombos
enviados: 6010
Nº
caixas: 264
Espaços vazios: não
Pombos por caixa: + ou - 23
Temperatura

Humidade

CONCLUSÃO:
- A temperatura no interior da
galera foi sempre inferior à temperatura exterior, com o carro em
movimento;
- A
temperatura no interior da Galera foi sempre superior à temperatura
exterior com o carro parado;
- A
diferença térmica entre a base e o topo não ultrapassou 2ºC em
movimento;
- Com
a Galera parada e fechada os locais mais quentes foram o “Degrau:
2/4 no topo” e
o “meio: 3/4 no centro” – Os mais afastados das
portas -, sendo cerca de 5,5ºC superior à base;
- Com
o carro parado a abertura dos estores aproxima a temperatura interior da
exterior;
- A
Zona mais fria foi sempre junto aos estrado;
- A
temperatura máxima no
exterior, com pombos, foi de 30,5ºC e a mínima de 14ºC
- A
temperatura máxima no interior, com pombos, foi de 29,5ºC e a mínima de
14ºC. Saliente-se que à hora da temperatura mais elevada no interior a
humidade relativa era de 48%. Para níveis de conforto humano é muito
aceitável
LÉRIDA 12 DE JUNHO DE 2004
Pombos
enviados: 5200
Nº
caixas: 264
Espaços
vazios: não
Pombos
por caixa: + ou - 20
Temperatura

Humidade

CONCLUSÃO:
- A temperatura no interior
da galera foi sempre inferior à temperatura exterior, com o carro em
movimento;
- A
temperatura no interior da Galera foi sempre superior à temperatura
exterior com o carro parado;
- A diferença térmica entre
a base e o topo não ultrapassou 2ºC em movimento;
- Com
a Galera parada e fechada os locais mais quentes foram o “Degrau:
2/4 no topo” e
o “meio: 3/4 no centro” – Os mais
afastados das portas -, sendo cerca de 4ºC superior à
base;
- Com o carro parado a
abertura dos estores aproxima a temperatura interior da
exterior;
- A
Zona mais fria foi junto aos estrado;
- A temperatura máxima no
exterior foi de 46,5ºC, às 16H30 e a mínima de 18ºC
- A
temperatura máxima no interior da galera foi de 35ºC, às 16H30 e a
mínima de 18ºC
- Saliente-se que a temperatura exterior,
extremamente elevada se deve a um dia extremamente quente mas o sensor,
colocado na rectaguarda da Galera foi sempre ao Sol.
MAQUEDA 20 DE JUNHO DE 2004
Pombos
enviados: 7263
Nº
caixas: 264
Espaços
vazios: não
Pombos
por caixa: + ou - 28
Temperatura

Humidade

CONCLUSÃO:
- Especial atenção à temperatura entre as 15 e as 17 horas, em que
há períodos em que a temperatura interior, no meio da galera, é muito
superior à exterior;
- A temperatura no interior
da Galera foi sempre superior à temperatura exterior com o carro parado;
- A
diferença térmica entre a base e o topo não ultrapassou 2ºC em
movimento;
- Com a Galera parada e
fechada os locais mais quentes foram o “Degrau: 2/4 no topo” e o “meio:
3/4 no centro” – Os mais
afastados das portas -, sendo cerca de 4ºC
superior à base;
- Com
o carro parado a abertura dos estores aproxima a temperatura interior da
exterior;
- A Zona mais fria foi junto
aos estrado
SARAGOÇA 26 DE JUNHO DE 2004
Pombos por caixa: + ou - 19
Temperatura
Humidade

CONCLUSÃO:
- A temperatura no
interior da galera foi sempre inferior à temperatura exterior, com o
carro em movimento;
- A
temperatura no “interior da Galera” foi sempre superior à temperatura
exterior com o carro parado, na durante a noite;
- A diferença térmica entre
a base e o topo não ultrapassou 2ºC em movimento;
- Com
a Galera parada e fechada os locais mais quentes foram o “Degrau:
2/4 no topo” e
o “meio: 3/4 no centro” – Os mais
afastados das portas -, sendo cerca de 4ºC superior à
base;
- A
Zona mais fria foi junto aos estrado;
- A temperatura máxima no
exterior foi de 39,5ºC, às 13H30 e a mínima de 18ºC
- A
temperatura máxima no interior da galera foi de 35ºC, às 16H30 e a
mínima de 18,5ºC
- Durante a noite a
diferença da temperatura no interior e exterior foi de cerca de
1,5ºC
CONCLUSÃO
Ao longo das provas em estudo verificou-se que:
-
Sempre que
a Galera está em movimento a temperatura interior é sempre inferior à
exterior;
-
Sempre
que a Galera está parada a temperatura interior é igual ou inferior à
exterior para valores de temperatura exterior acima de 25-28ºC. Para
valores térmicos exteriores abaixo destes valores a temperatura interior
é sempre superior à exterior;
-
As diferenças
térmicas entre a base e o topo são relevantes ultrapassando mesmo os 6ºC
entre a base e o topo da galera, e os 4ºC entre os extremos e o
interior, para uma mesma altura do sensor;
-
Com a Galera parada e fechada os locais mais quentes foram os
correspondentes ao segundo terço, junto ao tecto da galera – Os mais
afastados das portas -, sendo em média cerca de 4ºC superior às partes
colocadas junto às entradas e saídas de ar (porta traseira);
-
Com o carro parado a
abertura dos estores aproxima a temperatura interior da exterior. Sendo
a temperatura mais elevada no centro da Galera (local mais afastado das
portas);
-
Foi efectuado sempre
um balanço térmico adequado (abertura dos estores e portas pelo menos
uma hora antes da hora de solta), durante o estudo.
-
A
Zona mais fria foi sempre junto ao estrado da galera. Este facto
torna-se extremamente relevante, nos dias quentes, quando se abebera os
pombos o estrado fica molhado o que reduz a temperatura (devido à
evaporação da água). Esta situação provoca um aumento da amplitude
térmica no interior da galera.
-
Este carro
encontra-se equipado com extractores de ar, que só foram utilizados uma
vez, durante cinco minutos, pelo que não se pode tirar conclusões da sua
utilização.
-
Os níveis de
Humidade relativa analisados nunca foram relevantes, tendo em conta a
escala de conforto Humano de Temperatura e Humidade.
-
Como se
observou o interior da Galera, quando está parada, tende a ter uma
temperatura superior à exterior, pelo que se deve abrir todas as
entradas de ar durante as paragens.
-
No caso específico
desta galera, torna-se necessário equipá-la com um gerador, compatível
com o sistema e electromagneticamente isolado (Stevan Van Breeman), para
retirar dividendos dos equipamentos existentes. Com esta funcionalidade não
haveria as diferenças térmicas (6ºC) entre a base e o topo e haveria
renovação de ar.
-
Esta galera está
equipada com estores térmicos e pintada de cor clara o que minimiza a
absorção da radiação solar. No entanto, mesmo com estas condições,
verificou-se que se efectuou muitas viagens com valores acima de 35ºC
(valores no interior da galera superiores a 30ºC), o que segundo os
estudos efectuados por especialistas Holandeses, não é de todo
aconselhável, pelo que se devem tomar as medidas julgadas necessárias
para evitar estes valores térmicos, pois a Amónia e o Dióxido de
Carbono, gerados pelos excrementos e respiração animal respectivamente,
sem serem devidamente ventilados, tornam-se factor negativo no decorrer
da prova.
-
Nos dias quentes de
Maio e Junho de modo a facilitar a circulação de ar no interior das
galeras deveria ser equacionada a não utilização das últimas caixas, bem
como deixar um intervalo a meio das fiadas.
Escala de Conforto Humano
Estudo elaborado por: CAP/TOMET Fernando Garrido,
com a colaboração do coordenador de Solta de Santarém (Adriano
Alho) e delegado de solta (Manuel Ideias) no ano
de 2004.