CARTAS DE PRECIPITAÇÃO
COMO SE INTERPRETA, DE UMA FORMA ELEMENTAR.

Introdução

Nesta carta está representada a quantidade de precipitação prevista. A precipitação representada corresponde à precipitação acumulada entre a hora da carta e 6 horas antes.

A data da validade da carta está no canto superior direito (Sábado 12 de Novembro de 2005 às 18 horas UTC). 

No canto superior esquerdo é indicada a data que serviu de base ao modelo matemático (sexta-feira 11 de Novembro de 2005 às 06 horas UTC).

No lado direito está uma escala a cores que relaciona os tons das cores com a percentagem de nuvens (Violeta escuro mais de 50 litros por metros quadrado nas últimas seis horas e verde que indica menos de 0,1 litro por metro quadrado).

Nestas cartas elabora-se a previsão associada aos sistemas de pressão à escala global, pelo que não é previsível em certas situações prever aguaceiros derivados de Cumulonimbos ou Cúmulos locais (Trovoadas de pequena escala).

 

Primeiro exemplo:

    Carta de precipitação válida para as 18 horas (UTC - no Inverno coincide com a hora legal portuguesa e no horário de Verão está desfasada uma hora) do dia 12 de Novembro de 2005. A quantidade de precipitação prevista, refere-se ao período compreendido entre as 12h e as 18h do dia em referência. Ou seja, corresponde à precipitação acumulada nas últimas 6 horas. No caso do que se observa no Norte Península Ibérica, a previsão  aponta para a ocorrência de precipitação fraca a moderada durante o dia 12-11-2005 no Noroeste e Norte da Península, estendendo-se para Sudeste e diminuindo de intensidade. Tem uma área azul onde se prevê 2 a 5 milímetros (litros por metro quadrado) em seis horas, passando a azul claro e verde para Sul e Sudoeste.

 

Segundo exemplo:

 

Carta de precipitação válida para as 06 horas (UTC - no Inverno coincide com a hora legal portuguesa e no horário de Verão está desfasada uma hora) do dia 15 de Novembro de 2005. A quantidade de precipitação prevista, refere-se ao período compreendido entre as 00h e as 06h do dia em referência. Ou seja, corresponde à precipitação acumulada nas últimas 6 horas. No caso do que se observa no Norte Península Ibérica, a previsão  aponta para a ocorrência de precipitação fraca durante a madrugada do dia 15-11-2005 no Nordeste da Península 8Zona de Lérida a Barcelona) prevê-se precipitação fraca a moderada durante a madrugada. Quanto à região do Algarve e Baixo Alentejo prevê-se precipitação moderada, localmente forte, em especial no Algarve.